28 de jul. de 2010

Entrevista com Diogenes Machado,Treinador de Bandoleiros R.C




1) A preparação dos Bandoleiros R.C para as etapas de seven é a esperada? Um reforco semanal de treinamentos faria diferença ?
Sim, é a esperada, enfrentamos alguma dificuldades, porém essas são sempre esperadas em um clube iniciante, e estamos superando uma a uma. Uma das dificuldades por exemplo é que pessoas que nunca sequer viram um jogo de rugby, passem a encarar o esporte com seriedade e dediquem-se a ele, dedicando-se consequentemente ao clube, isso vem a cada dia melhorando, mas o número de atletas em nosso plantel adulto eu ainda considero baixo. Em relação a um reforço semanal nos treinos, não há dúvida que faria diferença, não apenas na parte física mas principalmente na parte técnica, uma vez que todos os jogadores são iniciantes no esporte, e o acréscimo de um treino faria que a evolução deles fosse muito mais rápida. Infelizmente no momento ainda não é possível, por diversos motivos, como a falta de um campo iluminado e principalmente a minha indisponibilidade para treinos no meio da semana, pois resido a 80km do local do treinamento, mas é uma realidade que pretendemos mudar no futuro, pois se quisermos nos igualar aos grandes clubes do Estado, não será treinando uma vez por semana que conseguiremos isso.

2) Cuales sao teus objetivos como treinador/ responsavel do time ?
Meus principais objetivos como treinador/ responsável técnico do Bandoleiros, são vários, tais como: passar aos atletas o que representa o rugby na vida de um rugbier; passar-lhes a importância do trabalho em equipe, da união e da coesão do grupo, não apenas dentro de campo, mas também fora dele, e o quanto isso é importante e indispensável em um clube de rugby; formar não apenas jogadores de rugby, mas sim incrustar o rugby no coração dos guris, incrustando assim o caráter, a disciplina, a hombridade e entre outros valores que um verdadeiro rugbier tem agregado em si; além, é claro, de formar um CLUBE vitorioso, vitorioso não apenas em partidas e campeonatos, mas também em todas as conquistas possíveis, desde a conquista de um adepto, até conquistas como patrocínios e apoios, e mesmo quando a vitória não vier, nos mantermos de pé sempre em busca do próximo triunfo, pois assim seremos vitoriosos, e terei cumprido meus objetivos.

3) Cuales sao as expectativas de Bandoleiros R.C nas prossimas etapas?
Esperamos participar de no mínimo uma etapa, principalmente para servir de preparação para o ano que vem, e para calejar um poucos atletas. As expectativas são muitas, mais por parte dos atletas do que minha, pois a expectativa de disputar o primeiro campeonato, supera qualquer outra.

4) ) As etapas de Seven Gaucho , de alguma forma, vc acha que ajuda na preparação e crecimiento de Bandoleiros R.C?
Sem dúvida. Um clube precisa de metas, e a nossa meta no momento é nos prepararmos para disputar o Circuito do ano que vem, isso motiva os atletas que consequentemente se dedicam mais a preparação e buscam juntos o crescimento do clube.

5) Ja jogarom algum amistoso ?
Ainda não, mas esperamos jogar um até o final de agosto. Ainda não disputamos nenhum, pois vejo que temos alguns pontos para acertar, e aprimorar alguns fundamentos básicos.

6) Para encerrar, você crê que a falta de apoio/patrocínio iniba um crescimento ainda maior do rugby no RS?
Não tenho dúvidas que apoios acelerariam o crescimento do rugby no Estado, mas devemos ser mais críticos, reclamar da falta de apoio é fácil, lanço a questão: os clubes tem a capacidade, estrutura e organização suficiente, tanto para buscar de forma eficiente quanto para gerir estes recursos? Talvez a Federação possa realizar clínicas sobre tal tema, pois se ela esta interessada em um crescimento sólido do rugby no Estado isso ajudaria, pois não basta termos vários focos de rugby em diversas cidades, temos que ter vários clubes de base sólida e que sirvam de matriz para cidades vizinhas. Comparo o crescimento do rugby no Estado a um incêndio em uma floresta, surgem muitos focos, alguns crescem e se tornam uma grande labareda queimando tudo ao seu redor, outros duram dias, ficam esfumaçando e desaparecem. Nesse momento a federação deve-se fazer presente, dando orientações, e incitar para que tais focos ardam em chamas.

7) Se quiser acrescentar algo, fique à vontade.
Agradeço o interesse em saber um pouco sobre o Bandoleiros, e estamos de portas abertas para novos contatos.

Att. Diogenes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário