Realizou-se em São Paulo este final de semana a seletiva para a Seleção Feminina de Seven-a-side de 2011.
Assim como no ano passado, este evento marcou o inicio de mais um ciclo de preparação da Seleção Feminina de Seven com o objetivo de disputar no início de 2012 o oitavo campeonato Sul Americano da categoria na modalidade de Seven.
O objetivo principal desta jornada foi o de proporcionar um espaço para as atletas de todos os clubes do Brasil pudessem ser avaliadas pela Comissão Técnica, de forma efetiva e em igualdade de circunstâncias.
A avaliação física foi efetuada nas instalações do SPAC em Santo Amaro na manhã de sábado onde compareceram 32 atletas de sete estados do Brasil, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. Na parte da tarde de sábado e no domingo as atividades realizaram-se no campo do SESC Interlagos, onde as atletas participaram de uma série de exercícios desenhados num formato de protocolo para avaliar as habilidades do passe, tackle e contato.
Também foram realizados jogos entre as participantes e na tarde do segundo dia contra um grupo de sete atletas da Seleção para avaliação das atletas. O evento transcorreu num clima de colaboração e sinergia ajudando as atletas a desenvolverem todo o seu potencial.
“Comparando com a Seletiva de 2010, verificamos uma enorme evolução na capacidade física das atletas, e embora onze atletas tenham sido cortadas logo na manha de sábado por se encontrarem muito aquém dos valores exigidos pelo nosso Protocolo Físico, no geral reparamos que todos os clubes investiram nesta área de preparação para o jogo” afirmou Leandro Gevaerd o Preparador Físico da Seleção.
Nas habilidades técnicas também notamos uma evolução das habilidades das atletas e segundo José Eduardo de Moraes, treinador da Seleção Nacional de Seven, a capacidade das atletas passarem, tacklearem e o nível de compreensão do jogo, não só superou a Seletiva de 2010, como permitiu que embora as atletas não terem tido muito tempo para se conhecerem realizaram jogos de nível satisfatório.
“Aproveitaremos de imediato duas ou três atletas que irão se incorporar ao grupo de Desenvolvimento da Seleção e mais umas três irão receber orientações de preparação física do Leandro e serão acompanhadas até que seus índices lhes permitam ser convocadas para um ou dois treinos durante o ano de modo a auxiliá-las a se desenvolverem e obterem um rendimento que lhes permita treinar com o restante do grupo nas concentrações da Seleção”, declarou o Treinador.
Já para João Nogueira, a presença de um bom número de atletas com um nível superior a 2010, foi encarado como o fruto do trabalho de todos os clubes e dos envolvidos com o rugby feminino pelo país.
“Fizemos um trabalho durante este ciclo de 2010 elevando as exigências nos padrões físico, técnico e comportamental, que já começa a se refletir no desempenho dos clubes positivamente, tanto qualitativa quanto quantitativamente. O desafio agora é elevar o nível de competição na área desportiva nacional, através do estabelecimento de um calendário de torneios femininos em todos os estados para incrementarmos a quantidade de jogos que as atletas realizam por ano. Isto elevará a cada ano as exigências para participar da Seleção Nacional e o padrão de jogo do Brasil.
Na área administrativa e gerencial, Clubes, Federações e Confederação, teremos todos que efetuar um esforço no sentido de melhorar cada vez mais o relacionamento, que nos permita difundir os conceitos do jogo de seven para os treinadores e atletas de todos os níveis do feminino.”, Concluiu o Coordenador Técnico da Seleção.
Seletiva foi organizada de forma proporcionar o que de melhor se pode oferecer em termos de campo, material, alimentação e hospedagem para que as atletas se sentissem a vontade e em condições de realizar bons treinos. E na área segurança a seletiva foi acompanhada pelo Dr. Gustavo Bornholdt e a equipe de médica da Seleção.
Parabéns a todas as atletas que participaram da Seletiva e um agradecimento especial para a Julia Sardá, capitã da Seleção, que junto com mais seis atletas que compõem a equipe ajudaram na avaliação e que se dispuseram a jogar com aquelas que almejam estar no grupo. Ademais, um agradecimento a Nayara Lima, por haver auxiliado na arbitragem das partidas.
Foto - Divulgação/CBRu
Nenhum comentário:
Postar um comentário