29 de set. de 2010

ERRATA: Circuito Brasileiro de Rugby Seven-a-Side


CBRu divulga novo regulamento da Competição

REGULAMENTO
CIRCUITO BRASILEIRO DE RUGBY SEVEN-A-SIDE – 2010/2011

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE RUGBY Capítulo I - Disposições Gerais

O Circuito Brasileiro de Rugby Seven-a-Side (“CBRS”) ou (“Circuito”), é um evento promovido pela Confederação Brasileira de Rugby (“CBRu”), cujos 3 (três) melhores colocados poderão beneficiar-se do Programa Bolsa Atleta instituído pelo Governo Federal.

Cada etapa do Circuito deverá obrigatoriamente prever a realização das etapas da “Taça Dado Gouvêa”, válida para o Programa Bolsa Atleta, aonde somente clubes e atletas registrados na CBRu poderão participar com 1 equipe por clube/categoria.

Caberá a administração de cada clube organizador (“Organizador”) de cada etapa do Circuito designar a denominação da taça do torneio aberto (“Open”) em que participarão todas as demais equipes nacionais e estrangeiras.

Por exemplo, um clube que possua 3 equipes masculinas (adulto) poderá inscrever 1 equipe na Taça Dado Gouvêa e as demais equipes no Torneio Aberto (“Open”). Equipes estrangeiras deverão apresentar a documentação de liberação/autorização de viagem emitida por suas Federações Nacional e Local, e estarão autorizadas a participar do torneio aberto (“Open”).

O Circuito será realizado em cinco etapas, onde cada etapa é organizada por uma Entidade (“Organizador”), sendo as elas:

1. São José dos Campos – SP / 23 e 24 de outubro de 2010
2. Niterói – RJ / 20 e 21 de novembro de 2010
3. Data e Evento a serem confirmados
4. Florianópolis – SC / 29 e 30 de janeiro de 2011
5. Curitiba – PR / 26 e 27 de fevereiro de 2011

Todas as partidas do Circuito serão disputadas de acordo com as Leis do Jogo em vigor, conforme estipulado pelo iRB, com as variações de seven-a-side.

Cada uma das etapas terá, para fins do Circuito, as seguintes categorias:

- Taça Dado Gouvêa:

1. Adulto Masculino – mínimo de 12 equipes;
2. Adulto Feminino – mínimo de 8 equipes;
3. Juvenil Masculino (M19) – mínimo de 8 equipes.

- Torneio Aberto (“Open”):

1. Adulto Masculino – ilimitado;
2. Adulto Feminino – ilimitado;
3. Juvenil Masculino (M19) – ilimitado.


Caso o Organizador queira optar por outras categorias no Torneio Aberto (“Open”), ficará a seu critério e sob sua responsabilidade, desde que comunicada prévia e expressamente a CBRu.

Para participação nas etapas da Taça Dado Gouvêa do Circuito, os clubes e respectivos atletas deverão ser filiados à CBRu (“Filiados”), para fins de enquadramento no Programa Bolsa Atleta.

Cada clube participante deverá ter seu uniforme, com camisas devidamente numeradas, calção e meião idênticos.

Clubes com pendências financeiras perante a CBRu, sucessora da Associação Brasileira de Rugby – ABR, deverão regularizar tais pendências até 1º de outubro de 2010.

Caso um clube não regularize sua situação financeira com a CBRu até 1º de outubro de 2010, será considerado inadimplente e impedido de participar do CBRS

A data limite para inscrição de clubes para a 1ª etapa será 13 de outubro de 2010 e, em relação às etapas seguintes, com 20 dias de antecedência.

Cada clube participante (independente do número de equipes/categoria) no CBRS deverá pagar, até 13 de outubro de 2010, uma taxa única de participação no valor de R$ 500,00, a ser depositada na seguinte conta bancária:

Confederação Brasileira de Rugby
Banco: Itaú
Agência: 0393
CC: 69134-0
CNPJ: 50.380.658/0001-44

Cópia dos comprovantes de pagamento deverão ser enviados para os emails carlos.davoli@brasilrugby.com.br e angela.nascimento@brasilrugby.com.br.

Caso o clube não atenda integralmente aos requisitos de inscrição na forma e nos prazos deste Regulamento, ele não poderá participar de uma ou mais etapas do Torneio.

Os clubes que disputam o Super 8 e a Copa do Brasil 2010, e que estão adimplentes com suas obrigações perante a CBRu, estão isentos do pagamento da taxa de participação no CBRS.

Capítulo II – Montagem das Chaves

Para montagem das chaves e suas respectivas cabeças de chaves da Taça Dado Gouvêa deverá ser considerada a ordem de classificação histórica dos participantes do CBRS, devendo a primeira etapa do CBRS 2010 observar a classificação final do CBRS 2009. A segunda etapa considerará os resultados da primeira etapa, e assim por diante.

Os participantes do Torneio Aberto (“Open”) deverão ser encaixados em chaves através de sorteio realizado pelo Organizador.

O Organizador deverá enviar para a CBRu, aos cuidados de Carlos Davoli (carlos.davoli@brasilrugby.com.br), cópia das chaves da Taça Dado Gouvêa e do Torneio Aberto (“Open”), para aprovação, com no mínimo 10 dias de antecedência da data de realização da etapa em questão.

Classificação CBRS 2009:

Adulto Masculino:

1º São José
2º Pasteur
3º SPAC
4º Desterro
5º Bandeirantes
6º Rio Branco
7º Ilhabela
8º Unibrasil/Curitiba RC
9º Barbarians Universitários
10º Niterói

Adulto Feminino:

1º SPAC
2º Niterói
3º Bandeirantes
4º Desterro
5º São José
6º UniBrasil/Curitiba RC

Juvenil Masculino:

1º São José
2º Jacareí
3º UniBrasil/Curitiba RC
4º SPAC
5º Bandeirantes
6º Ilhabela
7º Pasteur
8º Niterói
9º Desterro

A tabela de jogos deverá respeitar no mínimo um intervalo de trinta (30) minutos entre jogos de uma mesma equipe.

Capítulo III – Classificação

I. A classificação do Circuito será determinada de acordo com a pontuação somada ao longo das etapas, de acordo com o quadro abaixo:

QUADRO DE PONTUAÇÃO
Colocação Pontos
1º colocado 20
2º colocado 14
3º colocado 10
4º colocado 08
5º colocado 06
6º colocado 04
7º colocado 03
8º colocado 02
9º colocado 01
10º colocado 01

2. As equipes classificadas abaixo da 10ª posição não receberão pontos na etapa.

3. As equipes receberão 10 pontos extras por participação em cada uma das etapas.

4. Será considerado campeão de cada categoria da Taça Dado Gouvêa o clube que somar mais pontos no final do Circuito, observando-se o critério de que os 3 (três) melhores colocados poderão beneficiar-se do Programa Bolsa Atleta instituído pelo Governo Federal.

Capítulo IV – Critérios de desempate

Caso haja empate na soma dos pontos os critérios de desempate serão os seguintes e nesta ordem:

1. Maior número de participações em etapas do CBRS 2010.
2. Maior número de primeiras (1ª) colocações em etapas do CBRS 2010.
3. Maior número de segundas (2ª) colocações em etapas do CBRS 2010.
4. Maior número de terceiras (3ª) colocações em etapas do CBRS 2010.
5. Maior número de quartas (4ª) colocações em etapas do CBRS 2010.
6. Maior número de quintas (5ª) colocações em etapas do CBRS 2010.
7. Maior número de vitórias em jogos somadas em todo o circuito.
8. Sorteio.

Capítulo V – Arbitragem

As partidas serão dirigidas por árbitros constantes na lista enviada previamente e aprovada pela CBRu. Para constar dessa lista, os árbitros deverão ter, ao menos, o Certificado do Curso Nível I de arbitragem ministrado pelos Educadores IRB.

O Organizador deverá enviar para a CBRu, aos cuidados de Carlos Davoli (carlos.davoli@brasilrugby.com.br) e Xavier Vouga (xavier.vouga@brasilrugby.com.br), a lista dos árbitros, para aprovação, com, no mínimo, 10 dias de antecedência da data de realização da etapa em questão.

Até 30 minutos antes de cada partida da etapa em andamento, um representante de cada clube deverá se apresentar para preenchimento de súmula que terá 12 (doze) atletas nomeados , sendo sete (7) titulares e cinco (5) reservas dos quais três (3) poderão ser usados no jogo.

Capítulo VI - Código Disciplinar

Para todo o Circuito, adotar-se-á o Código Disciplinar da CBRu, com adendo especifico da categoria Seven a Side. Os referidos documentos estarão no website da CBRu (www.brasilrugby.com.br) e poderão ser baixados pelos interessados.

Para agilizar a deliberação de questões disciplinares no CBRS, em cada etapa deverá ser constituída uma comissão disciplinar da etapa que deverá ser munida imediatamente após o termino de cada partida com a súmula do jogo.

A comissão disciplinar da etapa será presidida por um representante da Comissão Disciplinar da CBRu (“CD”) nomeado pelo presidente da Comissão Disciplinar Permanente, um representante da CBRu indicado pela CBRu e um representante indicado pelo Organizador da etapa.

Os atletas que por acaso se enquadrarem em questões disciplinares deverão ser julgados antes do início de sua próxima partida e ter a sua pena informada à sua equipe e ao Organizador da etapa logo após o julgamento e ser transmitido para a Comissão Disciplinar Permanente da CBRu junto com todas as súmulas do evento no mais tardar 48 horas após o seu termino.

Membros de comissões técnicas, dirigentes e/ou simpatizantes de clubes que infringirem o Código Disciplinar serão julgados em até 15 dias após o termino da etapa pela Comissão Disciplinar Permanente da CBRu que será munida de todas as súmulas e relatórios cabíveis da etapa.

Este julgamento por parte da Comissão Disciplinar Permanente não impede que integrantes de comissões técnicas, dirigentes, simpatizantes e atletas que no entender da comissão disciplinar da etapa cometerem infrações consideradas gravíssimas contra as regras do jogo, regulamento do clube anfitrião, e bons costumes, sejam retirados imediatamente das instalações esportivas para o bom andamento da etapa do Torneio.

Capítulo VII - Atletas

As equipes deverão inscrever um mínimo de 10 e um máximo de 12 atletas por etapa. No final do Circuito, as equipes que terminarem entre as 3 primeiras em cada categoria deverão enviar uma lista com no máximo 12 atletas para efeito de Bolsa-Atleta.

Não será permitida a transferência de atletas entre clubes durante a realização do Circuito.

Para participação no Torneio, os clubes inscritos na Taça Dado Gouvêa deverão enviar a relação de atletas em ficha modelo (faça o download no endereço: http://brownbag.com.br/brasilrugby/arquivos/201009_modelo_lista_atletas_CBRu.xls), além dos seguintes documentos de cada jogador:

- Certificado Rugby Ready (www.irbrugbyready.com);
- Certificado Irb Laws (www.irblaws.com);
- Cópia do RG ou CNH;
- Atestado médico dando condição à prática do esporte;
- Cadastro completo CBRu (faça o download no endereço: http://brownbag.com.br/brasilrugby/arquivos/201009_ficha_cadastro_atleta_CBRu.xls).

Os atletas já inscritos no Super 8 e Copa do Brasil 2010 estarão liberados do reenvio da documentação de inscrição prevista neste Regulamento.

Os clubes inscritos no Torneio Aberto (“Open”) deverão enviar a mesma documentação, exceto:
- Certificado Rugby Ready
- Certificado Irb Laws

Capítulo VIII - Campos de Jogos e Médico

O campo apresentado para a realização dos jogos deverá possuir os requisitos mínimos de piso das Leis do Jogo do iRB, e apresentar dimensões, marcações, áreas de escape, e postes com protetores conforme as mesmas Leis.

O Organizador da etapa deverá apresentar um médico e serviços de ambulância durante o período do Torneio. Este médico deverá se apresentar à mesa de arbitragem com a via original de seu CRM antes do início dos jogos em cada dia de competição, e assinar um termo comprometendo-se em acompanhar todos os jogos do dia.

O médico deverá permanecer no local de jogo durante toda Etapa. Nenhuma partida poderá ocorrer sem que haja um médico.

A seqüência do atendimento médico é de responsabilidade do clube ao qual o atleta é filiado, sendo o organizador responsável apenas pelo primeiro atendimento (médico) em campo e remoção do lesionado até o hospital.

A CBRu fará prévia vistoria aos campos oficiais de jogo, observado o seguinte:

• Dimensões do campo, incluindo in-goal (atrás dos postes);
• Marcações do campo;
• Bandeirinhas;
• Proteção de postes;
• Área de escape mínima nas laterais e após a área de in-goal;
• Ausência de irregularidades que coloquem em risco a segurança e integridade física dos atletas;
• Área demarcada para aquecimento dos jogadores;
• Vestiários para árbitros, atletas masculino e atletas feminino;
• Banheiros masculino e feminino; e
• Local adequado para terceiro tempo.

Capítulo IX – Disposição Final

Em caso de dúvidas de interpretação ou omissão, a CBRu, através de sua diretoria, resolverá o caso.

São Paulo, 28 de setembro de 2010.

Confederação Brasileira de Rugby
Diretoria Esportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário